quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fábrica de Cerveja José Zambello


baseado em texto do livro:A Vila E Seus Vilões de Alcides Aldrovandi.

No início do século 20, emigraram da Itália José Zambello e sua mulher Margarida Carpi, descendente de uma condessa da nobreza italiana, chegaram ao Brasil juntamente com três irmãos do primeiro: Luiz, Carlos e Lucia, todos naturais de Altavilla Vicentina, comuna italiana da região do Vêneto, província de Vicenza, Itália, fixando-se toda a família em Piracicaba, SP.

José Zambello se radicou em Piracicaba, na Vila Rezende, onde o casal teve dezenove filhos, entre eles, Judith que foi casada com Luiz Trevisan, o Banhara, que também abriu uma fábrica de cerveja na Paulista e Tereza casada com o açougueiro José Brusatin, cuja filha Dirce é casada com João Carmignani, o Babico, filho de Caetano Carmignani, outro pioneiro em cerveja.


José Zambello inicialmente abriu um armazém, no Areão, no ponto das figueiras, onde depois montou a fábrica de Cerveja Única, a pioneira da Vila Rezende. Sua fábrica de cerveja foi instalada em 1907, na Av. Rui Barbosa, acima da oficina do Oscar Martins e na frente do açougue do Brusantin. O prédio ainda existe.

Nenhum comentário: