Blogueiros Brasileiros de Cerveja



DIA DA CERVEJA: ARTESANAL É A NOVA PAIXÃO DOS BRASILEIROS


        Nesta quarta-feira (5/6) é comemorado o Dia da Cerveja Brasileira. A data não é oficial, mas movimenta bares, fábricas e amantes da bebida no Brasil. As cervejarias artesanais têm um motivo a mais para comemorar. Foi divulgada uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) que aponta que a cerveja produzida artesanalmente ocupa hoje 5% do mercado e deve dobrar nos próximos cinco anos, conquistando espaço de grandes marcas.

        Na cervejaria Schornstein, de Pomerode, o número de frequentadores assíduos aumenta a cada dia. O sócio da fábrica, Maurício Zipf, afirma que os apreciadores da bebida têm tido mais informações sobre a produção artesanal e buscam conhecer de perto a fabricação do produto. Segundo ele, a bebida produzida artesanalmente ganha mais corpo e tem as características ressaltadas o que conquista os admiradores. “Trabalhamos para produzir o melhor produto e informar os consumidores sobre a cerveja artesanal. Enfrentamos diariamente um padrão que dominou o país nas últimas décadas e que fez gerações preferirem cervejas sem corpo”, afirma.

        O dia 5 de junho foi escolhido como Dia da Cerveja Brasileira há dois anos por fabricantes e comerciantes do produto. A data, não oficial, foi criada pelos envolvidos no meio para homenagear o dia de nascimento do mestre cervejeiro catarinense Rupprecht Loeffler Lefra. Responsável pela cervejaria Canoinhense, criou diversas marcas e faleceu em 2011, aos 93 anos.





UM BRINDE ÀS CERVEJAS BRASILEIRAS


Motivos não faltam para os brasileiros apaixonados por cerveja terem orgulho do que está acontecendo em seu país. Antigos aromas e sabores estão sendo redescobertos por cervejeiros nacionais, graças ao intercâmbio com as grandes nações cervejeiras; outros estão sendo criados, pouco a pouco conquistando a crítica e o público pela utilização de matérias-primas tipicamente locais.

Artesanais ou industrializadas, nossas cervejas nacionais conquistam, a cada ano, mais reconhecimento internacional. Para celebrar os avanços ocorridos neste cenário nos últimos anos, os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) decidiram comemorar no dia 5 de junho o DIA DA CERVEJA BRASILEIRA.

A data foi escolhida como homenagem ao cervejeiro catarinense Ruprecht Loeffler. Carinhosamente apelidado de "Seu Lefra" pelos moradores da região, Loeffler foi um dos mais longevos mestres cervejeiros do País, à frente da cervejaria Canoinhense (SC).

"Seu Lefra" era o mais antigo mestre cervejeiro brasileiro em atividade até falecer, em 27 de fevereiro de 2011, aos 93 anos. As cervejas criadas por ele e por sua família escreveram parte da história da "bebida mais saudável que existe" - como afirmava um de seus antigos rótulos - no Brasil.

No próximo dia 5 de junho, dia de seu aniversário, vamos fazer um brinde ao produto nacional, celebrando o DIA DA CERVEJA BRASILEIRA. Bares, cervejarias e lojas especializadas em diversos lugares do Brasil promoverão eventos com foco nas cervejas produzidas no país - sejam elas de grandes, médias, pequenas ou micro cervejarias. Fique ligado na divulgação dos locais pela fanpage do evento em www.facebook.com/diadacervejabrasileira.

Junte-se à festa!


SAIBA MAIS SOBRE OS BBC

Os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC), desde meados da década passada, acompanham de perto e documentam por meio da internet o processo de desenvolvimento da atividade cervejeira no Brasil, publicando cotidianamente ideias, informações e opiniões sobre as mudanças que assistimos neste setor no país. Trata-se de um grupo diversificado em pensamento e ação, que reúne mais de 30 profissionais dos mais diversos ramos do saber, unidos pela paixão por cervejas de qualidade.

Os BBC são signatários da Carta de Intenções da 1ª Convenção Nacional dos Blogueiros de Cerveja (disponível em http://goo.gl/Ap5MJ), realizada no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, que estabelece um compromisso de ética na informação e de união dos formadores de opinião do setor. O grupo é responsável pela criação da ação de divulgação da cultura cervejeira com a tag #cervejadeverdade, usada no Twitter, que em suas duas edições (2011 e 2012) alcançou os assuntos mais comentados na rede social.


Blogueiros Brasileiros de Cerveja: Entrevista com Gerhard Beutling, mestre-cervejeiro da Eisenbahn

Copiado descaradamente de www.bebendobem.com.br - entrevista com gerhard beutling mestre cervejeiro da eisenbahn

No dia 23 de março, em meio ao Festival Brasileiro da Cerveja, alguns blogueiros de cerveja foram convidados pela cervejaria Eisenbahn para uma visita à fábrica e uma conversa com o mestre-cervejeiro Gerhard Beutling.

Na entrevista abaixo, o Sr. Gerhard fala sobre o portfolio da Eisenbahn – destacando algumas cervejas em especial – e o mercado cervejeiro, entre outros assuntos. Confira:

Na entrevista abaixo, o Sr. Gerhard fala sobre o portfolio da Eisenbahn – destacando algumas cervejas em especial – e o mercado cervejeiro, entre outros assuntos. Confira:




Blogs de Cerveja: Estamos aqui pra ajudar!

Copiado descaradamente de Brejas - Copa Sul-Americana de Cervejas: As partes e o todo

Em maio do ano passado promovemos um “tuitaço” da hashtag #cervejadeverdade, chamando a atenção do público em geral para a diversidade de estilos de cerveja à disposição no país, em contraposição à antiga ditadura das cervejas Lager “tipo Pilsen” das mega-indústrias. No último sábado, 24, o coletivo Blogueiros Brasileiros de Cerveja — do qual este escriba faz parte — promoveu a 1ª Convenção Nacional de Blogueiros de Cerveja, ocorrida durante o Festival Brasileiro de Cerveja de Blumenau (SC).

O evento superou expectativas e os blogueiros participantes — representando os quase 200 blogueiros cervejeiros espalhados pelo país — estabeleceram normas basilares de atuação, a fim de que a atividade continue a ser um dos sustentáculos de divulgação da cerveja, sobretudo as especiais. Momentos antes eu proferi uma palestra no recinto da South Beer Cup mostrando alguns números interessantes a chamar a atenção dos cervejeiros: Em 2011, só o BREJAS teve mais de 1 milhão de visitantes únicos, e dobra de tamanho a cada ano.

Confira a seguir a íntegra da Carta de Intenções do coletivo Blogueiros Brasileiros de Cerveja:

HISTÓRICO
A atividade cervejeira no Brasil está vivendo uma revolução que começou há cerca de dez anos. As importações de cervejas especiais aumentaram significativamente, cervejarias artesanais vem conquistando uma fatia importante do mercado – ainda que em comparação com as cervejarias de massa seja uma fatia pequena – e os cervejeiros caseiros estão proliferando velozmente e alcançando um nível de excelência na produção comparável ao de países com grande tradição nesta área.

Desde meados da década passada, um grupo de entusiastas acompanha de perto e documenta por meio da internet este processo, publicando cotidianamente ideias, informações e opiniões sobre as mudanças que assistimos neste setor no país. Trata-se de um grupo diversificado em pensamento e ação, que reúne profissionais dos mais diversos ramos do saber, unidos pela paixão por cervejas de qualidade: os blogueiros de cerveja.


Suas palavras alcançam um número crescente de leitores sedentos por saber mais sobre uma das bebidas mais antigas conhecidas pela humanidade. Por isso, influenciam um número também crescente de profissionais de mídia acostumados a lidar apenas com as gigantes cervejeiras globais que, por longos anos, mantiveram domínio absoluto do mercado.

Conscientes de seu papel na difusão da cultura cervejeira no Brasil, após realizarem trabalhos conjuntos para medir a amplitude deste movimento e desenvolverem um fórum online de debates, os blogueiros começaram a se organizar efetivamente em 2011. O presente documento tem a intenção de propor os pontos de convergência dos pensamentos dos integrantes – profissionais e amadores – deste grupo, e propor linha gerais de atuação que reflitam suas preocupações comuns.

PRINCÍPIOS
Os Blogueiros Brasileiros de Cerveja (BBC) entendem que a divulgação da cultura cervejeira e a análise do mercado cervejeiro devem obedecer a princípios fundamentais de ética, liberdade de expressão e responsabilidade.

Sendo assim, os integrantes do BBC passam a assumir perante o público os seguintes compromissos:

De fornecer informações e opiniões isentas de influências comerciais indevidas, devendo ser expressas claramente quaisquer condições de produção do material que possam afetar essa isenção;
De incentivar, em suas manifestações online e offline, o consumo responsável de bebidas alcoólicas;
De identificar, sem exceções e com o devido destaque, a autoria e a fonte dos materiais (textos, vídeos, imagens) usados que não sejam de produção do responsável pelo blog e seus eventuais colaboradores;
De indicar de forma objetiva, adotando quaisquer abordagens e nomenclaturas que julgarem convenientes, a forma de produção das cervejas apresentadas em resenhas e reportagens, distinguindo nitidamente as bebidas caseiras das comerciais;
De adotar práticas condizentes com as boas intenções expressas neste documento, buscando o convívio harmonioso e o fortalecimento da união de esforços com os demais integrantes do grupo.

AÇÕES
Para identificar os blogs administrados em concordância com os princípios desta declaração, o grupo adotará um selo que será conferido, posteriormente, aos blogueiros que manifestarem vontade de agir de acordo com tais princípios, e deverá ser mantido por estes enquanto isto ocorrer.

Os blogs reunidos sob esta organização buscarão realizar ações conjuntas em prol da difusão da cultura cervejeira no país, que podem tomar a forma de campanhas, eventos, e quaisquer outros meios considerados compatíveis com os ideais expostos neste documento.

Tais ações poderão ser definidas e desenvolvidas por quaisquer dos integrantes do grupo, devendo ter o apoio dos restantes na medida do que estes considerarem pertinente.

Blumenau, Santa Catarina, 24 de março de 2012

ASSINADO
Alexandre Bratt - CluBeer
Bernardo Couto - Homini Lúpulo
Bruno Couto – Eu Bebo Sim
Daniel Conde Perez – A volta ao mundo em 700 cervejas
Fabian Ponzi – Bebendo Bem
Fabio Andreoli – Ein Prosit Empório
Fabio Hofnik - Cerveja Brasilis
Guilherm Schwinn - Gastrobirra
Gustavo Corrêa – De gole em gole
João Fanchin Queiroz – Bar do Jota
João Gabriel Margutti Amstalden – Panela de Malte
Linus de Paoli - Rotenfuss Bier
Lucas Serafini - Cervejas Especiais
Luciano Castro - O Mestre Cervejeiro
Luís Celso Sniecikoski Jr. - Bar do Celso
Marcelo Ricardo Monich - Cerveja? Gosto sim
Marcio Beck - A volta ao mundo em 700 cervejas
Mauricio Beltramelli - Brejas
Nicholas Bittencourt - Goronah
Rafael Borges - Have a Nice Beer
Raphael Rodrigues - All Beers
Robson Vergilio – Vergilio


Hoje, 5 de agosto, é o Dia Internacional da Cerveja. Criado em 2007 por uma turma de cervejeiros de Santa Cruz, California, EUA, o dia de hoje é para ser comemorado em homenagem a todos aqueles que fazem, servem e transformam a cerveja em uma experiência sensorial muito além do simples fato de ficar bêbado. Também é um dia em que se recomenda comemorar com amigos e experimentar cervejas diferentes. Em resumo, um dia de BEBER BEM!

Para comemorar esse dia tão especial, o BBC – Blogueiros Brasileiros de Cerveja, decidiu fazer uma ação coletiva perguntando quais cervejas você tem em casa. Usando as tags #diainternacionaldacerveja e #temlaemcasa, a ideia é mostrar o que nós temos na nossa geladeira. Sem preparar estoque e sem discriminar rótulos, afinal, o verdadeiro amante da cerveja não tem preconceito, nem frescura*.

Esta página é uma homenagem e um agradecimento aos integrantes do grupo "blogueiros Brasileiros de Cerveja", um grupo composto por quase 200 proprietários de blogs sobre um só assunto: a cerveja.
Uma organização que tem como missão difundir a cerveja artesanal junto às pessoas que pouco conhecem sobre o tema e tem curiosidade, de forma a incentivá-las a descobrir e experimentar novos estilos e que tem como intenção mostrar que cerveja é mais do que uma bebida pra se refrescar. É uma experiência. Experiência rica em aromas, sabores, pessoas, cultura.
Para isto, conta com a participação de todos que se interessam por cervejas especiais. Para os que se interessam por uma cerveja de verdade, não essa cerveja fabricada com milho, arroz ou outra coisa, feita em zilhões de hectolitros e sem aroma e sem sabor.

Um grupo do qual tenho orgulho de participar, obrigado BBC.

Texto e imagens desavergonhadamente copiadas de Homini Lúpulo

Há mais de 8 mil anos a humanidade bebe cerveja. É a bebida mais consumida do mundo. Isto todos nós sabemos. Mas o que muitos desconhecem é a riqueza que essa bebida nos proporciona. São diversas cores, sabores, aromas e histórias por trás de cada gole. Existe hoje um renascimento das cervejas de alta qualidade e queremos que todos saibam que elas existem. Nós, os blogueiros sobre a cultura cervejeira e sua gama de sabores e variedades queremos trazer as boas novas, informar e apresentar este vasto universo. Para isso, criamos o Blogueiros Brasileiros de Cerveja, o BBC.
São mais de 2.000 tipos de cervejas diferentes. Há todo um universo encoberto pelo marketing e pela padronização. Mas meu paladar não sente gosto de marketing, ele quer cada dia uma sensação nova, uma surpresa. Ele não conhece cerveja por ser clara ou escura. Ele anseia por um golpe de amargor arrebatador. E por uma delicada cerveja belga no outro dia. A cultura cervejeira teve grande impacto nas nossas vida, e passamos a dar mais valor aos detalhes, ao carinho na produção de tudo que fazemos e consumimos.

Hoje, nós produzimos cerveja em casa, como há centenas de anos se fazia por todo o mundo e o processo de industrialização nos fez perder esse hábito. A nossa cerveja é única. O pão que fazemos em casa você só vai comer quando for lá. O tempero que usamos na carne, só eu faço, não compro pronto o que me oferecem. E viva a diferença, viva o sabor e a descoberta. Estamos em busca do único, do especial, da qualidade acima de tudo! Faça um brinde comigo com uma cerveja de verdade!



Embarque junto neste novo mundo que está a sua volta e que muitas vezes não podemos ver. Uma grande cerveja é um direito de todos nós. Desbrave, aprenda, compartilhe! Uma cerveja de verdade está esperando por você. Saúde!



Links para os blogs dos integrantes do grupo
Para ler bons textos, compartilhar a sapiência, participar de novas descobertas, abaixo temos os links para as páginas dos participantes do grupo Blogueiros Brasileiros de Cerveja. Se por acaso algum link não funcionar, por favor, informe.

A Arte da Bebida
À base de cerveja
A Turma
ACervA Baiana
ACervA Carioca
ACervA Mineira
ACervA Paulista
All Beers
Almoçário
Alta Fermentação
Apocalypse Long Necks
Atelier da Cerveja
Bar do Celso
Bares e Futilidades
Bebendo Bem
Beer Architecture
Beer Training
BeerCode
BeerStorming
BeerTaste
Bier Cool
Bier Design
Bierbock
BierKunst
Black Brewer
Blog da Bamberg
Blog da Costi
Blog da Serra Gelada
Blog do B.O.B.
Blog do Botto
BlogBier
Boteco & Cerveja
Brasinos
Brassaria Thebas casaverde
Brauando
Breja do Breda
Brejas
Brew com Du
Bsb Trade
Caçadores de Cerveja
Cacildis Online
Canto dos Livros
Cas Cervejas Especiais
Cassiano Moser
CERVABLOG
Cervas Fortal
Cerveja
Cerveja & Esmalte
Cerveja Ainda sem Nome
Cerveja Castrum
Cerveja DeSanti
Cerveja Gourmet
Cerveja Inconfidência
Cerveja Itaguaçu
Cerveja Koloss
Cerveja lá
Cerveja Lúcida
Cerveja McDuff
Cerveja Mecenas
Cerveja para Dois
Cerveja Paródia
Cerveja Sambaqui
Cerveja Só
Cerveja Sorocabana
Cerveja Vilã
Cerveja Vinil
Cervejageek
Cervejaria carneiro
Cervejaria da Vila
Cervejaria Fraga
Cervejaria Insana
Cervejaria Rein
Cervejarte
Cervejas & Biritas
Cervejas & Cia
Cervejas Americanas
Cervejas Brasil
Cervejas Maravilhosas
CervejasDoMundo
Cervejeiro
Cervejeiro Caseiro
Cervejeiro Maia
Cervezando
Charles Brenson Vier
Club da Cerveja
Clubier
Colecionador de Latas
Coluna Bar
CONFECE
Confraria Bagual
Confraria do Marquês
Confraria DuckYeah
Conscerva
Couple's Bier
Crying Dog
Cultura Cervejeira
Curitiba Beer Club
De Gole em Gole
Dr. Beer
Dům Cervejaria
Duz Bier
Edu Recomenda
Elas Adoram Cerveja
Empório Biergarten
Empório São Patrício
Emporium Beer Store
Etílicos.com
Feijoadas Cariocas
FemAle Carioca
FKlotz Cervejas Especiais
Fuck Yeah Cerveja!
FullPintBR
Gastrobirra
GeekBeer
Gole de Cerveja
Goronah
Grande Cervejeiro
Grimor
Guia Runge
Habeas Corpvs
Haus Gebrautes Gruppe
Henrik Boden
Homini Lúpulo
Homo Sedentarius
Hummmm, cerveja!!!!!
Juizado da Cerveja
Kahler Bier
Kessbier
Kombier
Küd
Lakibeer
Lamas Bier
Loira e Gelada
Lúpudo Bier
Maltemoiselles
Marketing, Cerveja & Futebol
Minha Cerveja
Miojo com Pomarola
Mob-bier
Monich e as Cervejas
Mulheres e Cerveja
Não sou Brahmeiro
O Chef Cervejeiro
O Guia da cerveja
O Mestre Cervejeiro
Opus
Os Frades
Panela de Malte
Pão e Cerveja
Pão e Cerveja
Papo de Bar
Papo de Buteco
Para que VoCerveja
oBIERcevando
Pedro Cervejeiro
Poa em Copo
Portal Cervejeiro
Pride Beer
Quindim com Churrasco
Rec Brew
recife
RegenBier
resenha de cervejas
Roten Fuss Bier
Santa Cerveja !!
Sauber Beer
Scandinavia
Sexo e Cerveja
Sinnatrah
Sommelier de Cervejas
Stela Bier
Taberna do Mamute
Taberna do Vale
Tarcísio Vascão
Tekstura
Telecerveja
The Flying Bier
Travel And Beer
Trilha da Cerveja
Trinkt Mehr
Vice-Rey Micro-Cervejaria
Viu Bier