inicio





Aqui se inicia o meu blog "cervisiafilia - A História das Antigas Cervejarias", onde vou tentar, com a ajuda dos leitores se possível, escrever sobre cervejas e cervejarias, mostrar algumas imagens e principalmente tentar dissecar cada cervejaria brasileira.

Há alguns anos se você quisesse saber algo sobre cerveja seria um tanto quanto difícil, ou recorria a textos escritos em jornais e revistas ou ficava sem saber, depois apareceram os sites das grandes cervejarias, claro que puxando a brasa para sua sardinha, ops! Puxando o gelo para sua cerveja. Atualmente se utilizarmos um mecanismo de busca na internet utilizando a palavra cerveja ou fábrica(ção) de cerveja, aparecerão inúmeros endereços uns bons e outros nem tanto.

Minha proposta é séria, é tentar escrever a história, pelo menos a parte conhecida ou o que se puder descobrir, fazendo pesquisas, se possível utilizando o saber dos que vierem a ler este blog e tiverem alguma informação em forma de texto ou imagem e quiserem participar.

Nenhum dos artigos serão escritos em definitivo pois a história da cerveja é um tanto complexa e depende de pesquisas, sempre haverá alguma mudança ou alguma inserção de texto ou imagem.

Como estes textos, em sua maioria, foram compilados de várias fontes fiz questão de não alterar as partes de originais aproveitados e para não cometer injustiças com os autores, inclusive posso somente ter tido acesso a alguma cópia não autorizada, por estes motivos faço questão de não colocar as referências bibliográficas, sejam de livros, Jornais, revistas, internet, etc. Os que se sentirem prejudicados, entrem em contato através do e-mail: cervisiafilia@yahoo.com.br, por favor.

A idéia deste trabalho é levantar polêmica para se chegar a um consenso, muito já se escreveu sobre cerveja e cervejarias, um pouco de história, um pouco de lenda, alguma propaganda e alguma inverdade ou desconhecimento, portanto vamos lá.

Para fazer uma consulta sobre alguma cervejaria, você pode clicar na aba (página) "Índice - As Antigas Cervejarias" e usar o instrumento de busca da página ou escolher uma cervejaria de seu interêsse, ou pode, ainda, clicar na aba "Último Post" para ler a partir da última postagem.
Nesta página inicial pode fazer uma busca utilizando o instrumento de pesquisa abaixo:



Mas seja do jeito que for a sua consulta, tenha uma boa leitura.

Um comentário:

José Gonçalves disse...

Cheguei aqui, finalmente, meu mestre e professor, à quem sou grato pelos ensinamentos. Levarei esta riqueza de blog para onde for, seja em qualquer parte do mundo do colecionismo, espalhando tão importantes histórias. Parabéns!

Postar um comentário